> O Curso
O bacharel em Ciência e Tecnologia é um profissional generalista. Com sólida formação em ciências exatas e nas engenharias, possui capacidade de se adequar a qualquer uma dessas áreas. Pode desenvolver pesquisa científica e tecnológica e atuar em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor. Ao término de seu curso, quando recebe o título de bacharel, tem ainda duas opções de formação acadêmica: obter o diploma de engenheiro, cursando para isso no mínimo mais dois anos de uma engenharia específica, ou completar pelo menos mais um ano de estudo e formar-se em uma outra área, como matemática, física e química. Essa interdisciplinariedade e integração do conhecimento faz o profissional ter um perfil diferenciado no mercado de trabalho, onde poderá atuar tanto em empresas e indústrias como lecionar, se cursar uma licenciatura, as disciplinas de matemática, física e química no ensino médio.
> Mercado de Trabalho
Ainda não existe esse bacharel no mercado. A primeira turma se forma nesse ano pela Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André (SP). A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas (BA), também oferece o curso, que formará sua primeira turma em 2010. Há boas expectativas, já que, por seu perfil generalista, poderá atuar em qualquer tipo de empresa.
> Como é o curso na UFERSA?
No diurno a duração é de 3 anos e no noturno o curso dura 3 anos e meio. São vistas bastantes disciplinas envolvendo cálculo, física e química, quem não gosta dos números é melhor fazer geografia ou letras na Uern.
> O que você pode fazer
Engenharia: Atuar em escritórios de engenharia civil ou em indústrias que necessitem de um engenheiro generalista.
Educação: Cursar licenciatura para ministrar aulas de matemática, química e física no ensino médio.
Pesquisa: Desenvolver pesquisa em ciência e tecnologia.
Parte do texto retirada do site Guia do Estudante.
0 comentários:
Postar um comentário