sexta-feira, 31 de julho de 2009

Geologia do Petróleo

Ao invés da UFERSA colocar esses cursos novos , por que não criam graduações como Geologia do Petróleo?
Qualquer um que tem uma pequena noção sobre petróleo no nosso estado tem certeza que um curso desses teria uma área de trabalho bastante aquecida em Mossoró, Guamaré e região.

Na Geologia do Petróleo, a aplicação de estudos geológicos para prospecção e pesquisa de petróleo são utilizados diversos métodos geofísicos (sísmica, gravimetria, magnetometria, imagens de satélite). O petróleo é encontrado tanto no subsolo marinho como no terrestre, sobretudo nas bacias sedimentares, mas também em rochas do embasamento cristalino.
São estudadas as rochas reservatórios e as rochas selantes através de sedimentologia e estratigrafia, e na caracterização das armadilhas os estudos das estruturas que permitem acumulações econômicas.

Exemplo de mapa gavimétrico

Na perfuração de um poço de petróleo são descritas as rochas atravessadas, buscando também indícios de hidrocarbonetos. Posteriormente são utilizadas ferramentas que investigam propriedades radioativas, elétricas, magnéticas e elásticas das rochas da parede do poço (perfilagem) as quais permitem identificar e avaliar a presença de hidrocarbonetos.

0 comentários:

Postar um comentário