sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mobilidade Acadêmica


Através do Convênio de Mobilidade ANDIFES/Banco Santander a UFERSA oferece 5 bolsas no valor de R$ 2.500,00 por semestre para alunos que desejem participar da Mobilidade Acadêmica.
Os interessados procurem o Coordenador do seu curso para inscrição até o dia 03 de novembro de 2009.


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mais uma [3,14..]

Imagem ilustrativa

Pois é, pra não perder o costume, colocamos aqui mais um fato meio "bizarro" que a gente ver na UFERSA. Hoje cedo, 30 segundos após passar pelas mesas da parte inferior da biblioteca, acontece o maior estrondo... Um ventilador daqueles pregados na parede (mal chumbado) caiu e espatifou-se no chão no mesmo local onde eu acabara de passar... Vieram todos os funcionários da biblioteca saber que diacho de barulho foi aquele.

Pois é, menos um ventilador, uma parede mal-feita, uma instalação elétrica pra consertar e mais dinheiro público jogado no lixo mais uma vez. Quem acaba pagando o pato são os alunos, pois os outros ventiladores foram desligados, antes que caíssem também..
terça-feira, 20 de outubro de 2009

Jornada de Engenharia Civil da UnP


I Jornada de Engenharia Civil UnP, nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2009 no campus da UnP Mossoró.
TEMA: CONTEXTO E DESAFIOS EM ENGENHARIA CIVILINCRIÇÕES.
Poderão inscrever-se para participar do evento profissionais, alunos e professores do curso da área de Engenharia Civil ou áreas afins.VALOR DA INSCRIÇÃO: 20,00 reais [estudante]!
Local das inscrições: Central de Atendimento da UnP/Mossoró.
INSCRIÇÕES DE TRABALHOS: Poderão ser inscritos trabalhos de tema livre no contexto da área de Engenharia Civil até 23/10/09 até às 12:00hs, na assistência do curso de Engenharia Civil da UnP/Mossoró. As inscrições deverão ser realizadas com Naama ou Jefferson.


PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
  • Quarta-feira (28/10)
Tarde
Minicurso sobre Argamassas - Quartzolit
Horário: 14 às 18hs
Locais: Sala 26 e prática no estacionamento dos professores da UnP

Noite
Abertura Horário: 19 às 19:15hs
Palestra sobre processo produtivo, tipos de cimento, especificações e aplicações (Dr. Felipe de Medeiros Rocha)
Horário: 19:20 às 20:20hs

Palestra: Mercado de Cimento do RN/CE/Brasil, participação da marca Nassau nesse mercado. (Dr. Hudson da Silva Godeiro)
Horário: 20:40 às 21:40hs

  • Quinta-feira (29/10)
Manhã
Apresentação de Pôster Horário: 8 às 12hsTardeMinicurso sobre Patologia e Terapia de Estruturas de Concreto Armado (Prof° Fábio Pereira – Engecal)
Horário: 14 às 18hs

Noite
Palestra: Formação Acadêmica como Base Estrutural para a Competência Profissional (Prof° Jarbas Jácome)
Horário: 19 às 20hs
Palestra: Patologias ocorridas na Construção Civil do RN ((Prof° Fábio Pereira – Engecal) Horário: 20:30 às 21:30hs

  • Sexta-feira (30/10)
Manhã
Apresentação de Pôster e premiação das 8 às 12hs

Tarde
Continuação minicurso sobre Patologia e Terapia de Estruturas de Concreto Armado (Prof° Fábio Pereira – Engecal)
Horário: 14 às 18hs

Noite
Palestra sobre Segurança na Construção Civil (Prof° Helion Barbosa – Petrobrás
Horário: 19 às 20hs
Palestra sobre Reforço de Estruturas (Prof° Fábio Pereira - Engecal)
Horário: 20:30 às 21:30hsEnceramento
O que já não é bom, alguns fazem questão de piorar... Uma parte considerável das carteiras novas do prédio de Ciências Sociais ("emprestado" p/ o BCT) já sofreram danos propositais de alguns "sabidos" que estão se perdendo por alí, nas paredes internas da biblioteca a única solução é cerâmica (o que já foi feito no central), pois a mesma já se encontra tão suja, ou mais, que antes. Agora o pessoal de "Biotec" superou à todos, conseguiram rasgar o caule da maior árvore da UFERSA, localizada em frente ao central, ficaram legais os nomes do curso lá... O bom é que o curso é voltado também p/ o melhoramento das plantas, falta melhorar também alguns alunos, de todos os cursos, é claro. Qual o prazer nisso?
sábado, 17 de outubro de 2009

Já?

Clique na foto para ampliar.

Pouco tempo depois de "terminarem" o serviço de maquiagem da biblioteca, a escada da saída lateral de lá já se encontra nesse estado. Depois do almoço no RU, quem quiser tomar um banho já sabe p/ onde ir.
Até a próxima.
Por Ednardo Pereira
terça-feira, 13 de outubro de 2009

Reunião 13/10

Ocorreu nesta terça-feira mais uma reunião para discutir sobre os turnos das engenharias. De antemão, gostaríamos de avisar que nada foi decidido, apenas foram esclarecidos alguns fatos.
Compareceram na reunião o Pro-reitor de Graduação, o coordenador do curso, o vice-chefe de departamento, 3 representantes do noturno e 1 representante do diurno.
Para iniciar, o representante do diurno mostrou os dados obtidos pela pesquisa realizada por alunos deste turno. Os representantes da Ufersa ficaram surpresa pela mudança da procura das engenharias, antes a mais procurada era Eng. de Petróleo, e atualmente é Eng. Civil.
Seguindo a reunião, os representantes do noturno mostraram os dados obtidos novamente, sendo Eng. de Energia e Eng. Mecânica as mais procuradas naquele turno. Os mesmos alegam que apenas 10% dos alunos do noturno preferem as engenharias oferecidas para a noite.
Os representantes da UFERSA esclareceram e deixaram bem claro que uma mudança de turno das engenharias existentes é muito improvável, pois as mesmas já possuem seus projetos pedagógicos e a universidade não tem condições de contratar novos professores.
Vários dados foram discutidos sobre outras universidades.
Os alunos do noturno irão formalizar o pedido para providenciar Eng. mecânica ou Eng. de Energia para noite.
O representante do diurno informou que aa mudanças de turno das engenharias existentes irão prejudicar à muitos, que apesar de grande parte não trabalhar, não devem ser obrigador a pagar 14 semestres (7 anos de graduação), pois neste tempo daria para se fazer uma graduação e um mestrado, e que muitos alunos são de outras cidades e/ou fazem outras atividades acadêmicas em turnos inversos, então, 2 anos à mais de curso não seria nenhum pouco interessante para esses alunos.
Os representantes do noturno pediram para marcar uma assembléia geral com todos os alunos do curso. A proposta foi aceita pela representação da UFERSA e dos discentes do BCT diurno, finalizando, assim, a reunião.
Por Ednardo Pereira
Pelo coordenador,

"Bom dia!
Ontem fizemos uma reunião com os representantes dos alunos do BCT. O objetivo da reunião era discutir a polêmica do oferecimento de engenharias no noturno. Vale à pena destacar queos alunos do diurno não tinham dado a opinião dentro do tema que estava circulando, não podemos dizer que ouvimos os estudantes, se só o fizermos em um dos turnos. Inicialmente destacamos que qualquer engenharia oferecida no período noturno tem tempo maior de duração, algumas como engenharia química demandaria 4 anos( mais ou menos) após o BCT. A engenharia de Petróleo é a que exigiria menos tempo, e é altamente vinculada ao mercado de trabalho da região, muitos estudantes já estão neste ramo ou em ramo similar, portanto indicou ser a mais interessante para se oferecer a noite. Portanto, tecnicamente é o melhor curso para ser oferecido a noite, olhando para os aspectos de tempo de duração evinculo direto com o mercado atual. Havia sido estudada a possibilidade de oferecer Eng. mecânica e foi avaliado que o tempo de curso seria mais de três anos, além do fato deste curso já existir no diurno. Este mesmo problema referente ao tempo, não permite (dentro dos estatutos em vigor) que nenhuma das engenharias terem turmas diurnas e noturnas simultaneamente. A universidade só tinha uma engenharia à noite, com duas atinge opercentual de aproximado de 30% de vagas no noturno. Os estudantes mostraram os argumentos de que querem contribuir para que a oferta decursos seja a melhor e mais qualitativa, apresentaram números que apontam para o interesseda oferta de engenharia de energia ou mecânica a noite. Tudo isto, está completamente dentro dos aspectos democráticos da UFERSA. Mas a opinião mais ampla do número total dos estudantes, inclusive do diurno deve ser ouvida. Pois a priori estes mesmos cursos que os estudantes do noturno deseja pode ter o mesmo apelo para o diurno.
Certamente, é muito interessante ouvir a opinião dos estudantes, tanto que um dos representantes opinou para apossibilidade de duplicar uma das engenharias, dispor de, por exemplo, uma engenharia deenergia diurna e outra noturna. Sabe-se que atualmente os projetos pedagógicos dasengenharias da UFERSA estão sendo apresentados, e que o processo formal de criação de umcurso destes é complexo, exige uma comissão especial para elaborar o projeto, recebe aprovação do departamento, que conta com inúmeros especialistas no assunto, antes depassar para os conselhos da UFERSA. Assim, predomina os aspectos técnicos, ninguém podegarantir de antemão qual será a estrutura funcional de uma engenharia. Se tecnicamente não for viável que um curso seja oferecido no noturno isto deve ser respondido pela comissão elaboradora do processo e pelo departamento, no caso Ciências Ambientais. Em fim, escolheu-se na reunião alguns representantes para uma reunião com representantes oficiaisda UFERSA na próxima terça-feira às 17h30min, com pró-reitoria de graduação e/ou com areitoria, na próxima terça feira para apresentar formalmente estas colocações."
Continuação
"Em relação ao problema de contestar na justiça, ninguém pode ser impedido de tomar esta atitude, agora certamente, não creio que em momento algum a universidade tenha garantido que iria oferecer todas as engenharias no período noturno. Dentro da universidade se templena consciência da enorme dificuldade em se trabalhar com um curso de engenharia noturno. A coordenação das engenharias de produção, mecânica, agrícola, civil e de energia destacaram inúmeras vezes estes aspectos técnicos. Vale lembrar que mesmo as maiores emais bem estruturadas universidades do país tem um número muito reduzido de ofertas de engenharia a noite, basta olhar para os cursos oferecidos pela UFRN, UFC, UFPE, UFRPE, UnB,UFMG, UFF, UFRJ, UFRRJ, UFPR e etc. Em nenhuma destas universidades se oferece 10% dasvagas de engenharia a noite.
De qualquer forma, não temos nenhum interesse em reprimir o debate das idéias, uma vezque há horizontes que não podemos alcançar sozinhos. O debate democrático é salutar, enossos alunos não extrapolaram este direito. Precisamos sempre, dentro dos princípios derespeito, ouvir e dar nossa opinião quando necessário. A universidade tem uma estrutura formal bem definida e consolidada dentro da legislação em vigor. Existe muita autonomia para a instituição como um todo, por exemplo, elaborar seus cursos dentro de critérios técnicos, mas limites para todos os setores. Nosso papel como professor, aluno, coordenador, chefe de departamento, pró-reitoria e reitoria estão definidos."
Atenciosamente;
Walter Martins Rodrigues
segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Demanda das Engenharias

- Gráfico de preferência -

Recentemente passou-se uma lista entre os alunos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia - Diurno, pedindo para que os mesmos informassem a engenharia a qual deseja exercer futuramente e o horário que melhor se adaptaria a sua rotina.
Resultado: Obteve-se 334 assinaturas dos alunos em apenas um dia que se distribuiam do seguinte modo:
  • Eng. Civil - 89
  • Eng. Mecânca - 74
  • Eng. Química - 63
  • Eng. Energia - 40
  • Eng. Petróleo - 39
  • Eng. Produção - 27
  • Eng. Agrícola - 2
  • Eng. Florestal - 0
E o que mais "surpreendeu" foi a escolha pelos horários:
  • Diurno - 305
  • Noturno - 26
  • Qualquer - 3

Evidenciando a capacidade de raciocínio dos alunos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia - Diurno.

Por Avatar e Renan Alves
terça-feira, 6 de outubro de 2009

Reunião com os representantes


Nesta quinta-feira (08.10.2009) haverá uma reunião com os representantes de cada sala do Bacharelado em Ciência e Tecnologia com o coordenador do curso Prof. Dr. Walter Martins, que será realizada as 15h30min na secretaria do Bacharelado!

Motivo pra a reunião: escolher um representante de sala para conversar com o Mag. Sr. Reitor Josivan Barbosa Menezes Feitosa na terça-feira, dia 13/10/2009, sobre as engenharias que ficarão no horário noturno.


Obs:
As salas que ainda não têm seus representantes definidos, favor eleger um, o mais rápido possível!



Avatar
segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Projeto - Salas do BCT









Nessa semana enviaremos à coordenação um pedido para que, se for possível ainda, sejam colocados algumas modificações nas salas do bloco de Ciência e Tecnologia, a principal mudança são degrais dentro da sala, já que as mesmas devem acomodar muitos alunos e dessa forma a visualização da aula melhora bastante.
Eu (Ednardo) fiz um projeto em 3D simples, só pra visualização rápida, de como ficaria caso der certo, mas ainda não tá pronto.
ps.: Ninguém viu o projeto do bloco de CT, ou sequer este existe.
ps2.: Quem tiver sugestão é só comentar.
sábado, 3 de outubro de 2009

Cursos de Férias


Os alunos que tiverem interesse em pagar alguma disciplina reprovada nas férias tem que se digirir à Secretaria do BCT e providenciar uma lista com os nomes de todos os alunos também interessados.
Outras dúvidas podem ser esclarecidas na própria secretaria, ou via e-mail.